


Sindicato dos Servidores Públicos
Municipais de Palmeira e
São João do Triunfo - PR

Salário do Magistério em Palmeira é equiparado ao
Piso Nacional da categoria
Após ação do Sindicato, Prefeitura corrige reajuste salarial do magistério e equipara os salários ao que determina a legislação nacional
No dia 8 de janeiro o Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Palmeira informou ao Sindicato dos Servidores Municipais que o percentual de reajuste dos salários do magistério seria de 7,64%, elevando o salário base para R$ 2.064,29. Segundo a servidora Keitry Kellen Swiech Gabardo, responsável por aquele departamento, a decisão se baseava na determinação da Portaria Interministerial nº 11 de 30/11/2015.
O Sindicato protocolou ofício questionando aquela informação. O presidente do Sismup, Cezar Ruzin esclareceu que a Portaria utilizada como referência em Palmeira dizia respeito ao Estado do Rio de Janeiro, nada tendo a ver com nosso município.
Ele lembrou que, em acordo firmado com o prefeito Edir Havrechaki, o reajuste para o funcionalismo municipal seria de 10,97%, o que, por si só, já não justificaria reajuste inferior para uma das categorias do município.
Além disso, no dia 14 de janeiro o Ministério da Educação teria informado que o reajuste do piso nacional dos professores da educação básica seria de 11,36%, e que o rendimento base da categoria passaria, então, para R$ 2.135,64. “Uma vez que existe uma legislação federal que determina o piso nacional do magistério, aqui em Palmeira não há como ser praticado um salário inferior e foi o que exigimos da Prefeitura”, explicou o presidente.
Após esses esclarecimentos prestados pelo Sismup, a Prefeitura se comprometeu em corrigir a falha e equiparar os vencimentos dos professores do município ao piso nacional.