


Sindicato dos Servidores Públicos
Municipais de Palmeira e
São João do Triunfo - PR


Diretores do Sindicato, acompanhados do advogado Marcelo Malagi, se reuniram na quinta-feira, dia 02/07, com o prefeito de São João do Triunfo, Marcelo Hauagge Distéfano quando conversaram sobre as ações do Sismup naquele município e o relacionamento entre a entidade e a Prefeitura Municipal.
O presidente Cezar Ruzin explicou que um dos motivos que da reunião foi o fato de o sindicato estar recebendo denúncias de que membros da administração municipal, incluindo o prefeito, estariam coagindo servidores públicos a não se associarem ao Sismup. O prefeito, no entanto, rechaçou as denúncias dizendo que em São João do Triunfo tudo envolve interesses políticos. Segundo ele, “há funcionários que não querem trabalhar, outros que querem receber insalubridade sem ter direito. Isso porque, no passado, era o prefeito que decidia quem tinha direito ou não e hoje não é mais assim, o que acaba gerando insatisfações”.
Hauagge disse que o maior foco de problemas da sua administração encontra-se no “páteo”, onde diversos funcionários não estão correspondendo ao que a administração exige e, por isso, há uma fiscalização maior. Para o prefeito, o maior problema está relacionado ao pagamento de gratificação a alguns servidores que exercem atividades extras, pois, com isso, os demais pensam que também tem direito a esse pagamento, o que não é verdadeiro.
Ele também comentou que, no passado, houve um sindicato no município, mas que não prosperou. Disse que se sente magoado pelo fato de as pessoas que no passado fecharam o sindicato, são agora as mesmas que o apóiam. No entanto, garantiu que jamais vai retirar direitos dos servidores e que tudo o que a Lei determina será sempre garantido.
O assessor jurídico do Sismup, Marcelo Malagi, frisou que a entidade não faz política partidária, mas que trabalha sempre na defesa dos direitos e interesses dos servidores. Tanto que, no município, já montou uma estrutura própria para ter total autonomia de ação, sem envolvimento com a política local. Ele também comentou que o Sindicato tem recebido diversas denúncias, e que, em situações assim, sempre será buscada a conversa franca com a administração municipal.
Malagi deixou claro que é natural que aconteçam embates, pois o sindicato defende os servidores e o prefeito defende a administração, mas que isso não significa que sejam inimigos, pois o sindicato jamais vai defender os servidores que estejam agindo erradamente.
Ao finalizar a reunião, o prefeito Hauagge garantiu que não trabalha contra o Sindicato, e que é preciso verificar se as fontes dessas denúncias são confiáveis. Contou que trabalhou muitos anos na iniciativa privada e que, durante todo esse tempo, jamais teve problema com questões trabalhistas. “Aqui na Prefeitura vai ser sempre cumprida a lei e não vamos tirar nenhum direito garantido aos servidores municipais”, concluiu.
A Prefeitura de São João do Triunfo conta, atualmente, com 434 servidores.