


Sindicato dos Servidores Públicos
Municipais de Palmeira e
São João do Triunfo - PR

Prefeitura paga salários inferiores ao salário mínimo
No final do ano passado, o prefeito Edir Havrechaki enviou proposta à Câmara Municipal prevendo o reajuste salarial do funcionalismo municipal em 10,97%. Esse percentual foi aplicado a todos os servidores, inclusive àqueles que recebem o equivalente ao salário mínimo nacional. Com isso, muitos trabalhadores tiveram uma surpresa ao receber seus holerites. Lá constava um valor inferior ao salário mínimo determinado por Lei. Ao invés dos R$ 880,00, que é o novo mínimo nacional, constava R$ 874,44.
Essa diferença ocorreu porque o reajuste de 10,97%, concedido pela Prefeitura de Palmeira, foi inferior aos 11,67% que o Governo Federal aplicou ao salário mínimo. Assim, os servidores que tem seus salários equivalentes ao mínimo acabaram recebendo, em janeiro, menos que o piso nacional, o que não é permitido por Lei.
Diante da bizarra situação, uma enxurrada de reclamações chegou ao sindicato dos servidores que, imediatamente, notificou o prefeito municipal, solicitando o pagamento da diferença a todos os servidores prejudicados, o que pode ocorrer já na folha de fevereiro, conforme solicitado pelo Sindicato no Ofício 02/2016 de 29 de janeiro.