


Sindicato dos Servidores Públicos
Municipais de Palmeira e
São João do Triunfo - PR

Novembro Azul: mês de conscientização do câncer de próstata
O movimento conhecido como Novembro Azul teve início na Austrália, em 2003, por conta do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro). A partir daí, muitas entidades abraçaram essa causa para chamar a atenção do homem para a importância da prevenção e da detecção precoce desse tipo de câncer.
De acordo com dados disponíveis no site do Instituto Oncoguia, estima-se que por ano são diagnosticados 68.800 mil novos casos deste tipo de câncer, dos quais aproximadamente 40% já se encontram em fase terminal.
Para o dirigente sindical, José Aparecido Nascimento, 63, os resultados são um reflexo da resistência masculina em realizar os exames preventivos. “Embora a prevenção seja reforçada pela grande mídia, ainda não foi possível quebrar a resistência masculina em relação ao exame principal – o toque. Infelizmente, a sociedade permanece machista e preconceituosa. Uma pena, já que assim como o câncer de mama, o de próstata, quando descoberto precocemente, tem grandes incidências de cura”, declarou.
Os Exames
Aconselha-se que os exames preventivos sejam realizados anualmente a partir dos 45 anos.
Inicialmente é realizado um exame de sangue para o rastreamento com antígeno prostático específico (PSA), e caso haja uma suspeita efetiva da doença, o médico realizará o exame físico, incluindo o de toque retal.
Sintomas da Doença
O câncer de próstata é uma doença silenciosa, inicialmente não apresenta sintomas, daí a importância de realizar exames preventivos. Porém, quando se encontra em estágios mais avançados, alguns desses sinais podem aparecer:
-
Micção frequente;
-
Fluxo urinário fraco ou interrompido;
-
Impotência;
-
Vontade de urinar frequentemente à noite;
-
Sangue no líquido seminal;
-
Dor ou ardor durante a micção;
-
Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés;
-
Perda do controle da bexiga ou intestino devido à pressão do tumor sobre a medula espinhal.
-
Tratamento
Quando descoberto no início, as chances de cura são de até 90%. O tratamento dependerá do paciente e das suas condições físicas (idade, outras doenças, expectativa do paciente quanto ao tratamento etc).
O que é câncer de próstata?
Existem inúmeros tipos de cânceres, mas todos começam devido à multiplicação fora de controle das células. A próstata é uma glândula que produz um fluido que nutre e protege o espermatozoide. O câncer de próstata é um tumor maligno originário das células glandulares do tecido prostático. Como todos os tumores originários de glândulas, ele também é classificado como adenocarcinoma. Alguns tumores de próstata crescem e se espalham rapidamente, mas a maioria tem um crescimento lento.
Quais os principais sintomas dessa doença?
Dificuldade de urinar (fluxo lento ou fraco, gerando um esvaziamento incompleto da bexiga. Com isso, ocorre um aumento da frequência urinária, que incomoda particularmente durante a noite); presença de sangue na urina ou impotência e, em casos avançados, pode haver dores ósseas. Por nenhum desses sintomas serem específicos, quando presentes, devem ser discutidos com um médico. O ideal, no entanto, é que o câncer de próstata seja diagnosticado precocemente, antes do aparecimento de sintomas.
Quais as principais formas de prevenção para esse câncer?
A causa do câncer de próstata não é conhecida, portanto, não temos meios de evitar a ocorrência desse tumor. Muitos fatores de risco, tais como idade, raça e histórico familiar, não podem ser modificados. O que é possível é fazer o diagnóstico precoce, conforme já discutimos. De uma forma geral, todos nós devemos evitar a obesidade e a inatividade física, devemos seguir uma dieta rica em frutas e vegetais e com moderada quantidade de gordura. O tabagismo também deve ser evitado. Esse estilo de vida é saudável e, certamente, previne vários problemas de saúde e é possível (embora não confirmado) que previna, também, o câncer de próstata.
Quais as opções de tratamentos existentes para essa doença?
O câncer de próstata pode ser inicialmente apenas observado. Alguns casos podem ser tratados por cirurgia, outros por radioterapia ou ainda por hormonioterapia. Por vezes é necessário integrar dois ou três desses métodos. Só após uma análise do caso, individualmente, o médico especialista poderá fazer uma recomendação de tratamento.
Quais os fatores de risco para desenvolver câncer de próstata?
O câncer de próstata é raro antes dos 40 anos de idade e o risco sobe rapidamente após os 50 anos. Seis de cada dez pacientes com câncer de próstata têm mais de 65 anos de idade. Os afrodescendentes têm mais risco de desenvolver câncer de próstata do que aqueles de descendência europeia. As pessoas que têm ou tiveram parentes com câncer de próstata têm maior risco para a doença, especialmente se um irmão foi acometido, quanto mais jovem for o parente acometido maior o risco para os familiares. Algumas famílias têm disposição genética para câncer de mama e ovário, os homens dessas famílias também têm uma incidência aumentada de câncer de próstata.
O câncer de próstata tem cura?
Sim, o câncer de próstata pode ser curado. Quanto mais precocemente o tumor for identificado maiores serão as chances de cura. Por isso, a visita ao seu médico para discutir o teste do PSA e realizar o toque retal é importante. Mas, mesmo quando não for curável, o câncer de próstata pode frequentemente ser controlado de uma forma muito eficaz.
